A palavra mandala vem dos antigos indianos e significa “círculo”. No entanto o significado de mandala é bem variado, alguns povos chamam de “concentração de energia” e “círculo mágico”. A mandala é o símbolo da integração e da harmonia.
Está ligada à harmonia, paz interior e estados que levem a meditação e tranquilidade. Em algumas regiões as mandalas estão ligadas à religiosidade.
Embora para a maioria das pessoas este seja um objeto meramente decorativo e de certa forma bonito, a mandala é muito mais que isso.
Ela possui propriedades relaxantes e espirituais, pois está carregada de uma energia que irá penetrar no ambiente que ela está.
Estudos de psicoterapia, como os de Carl Jung, já estudavam a mandala. Para ele, as mandalas eram uma personificação, ou seja, elas interpretavam a personalidade das pessoas.
Apesar dos diferentes significados, as mandalas são bastante usadas para decoração e embelezam diversos ambientes com suas cores e formas maravilhosas.
CORES
As mandalas são geralmente com muitas cores e desenhos diferentes. Cada cor tem um significado diferente.
Estes significados estão ligados à psicologia, onde se acredita que cada cor pode remeter a uma sensação diferente. Veja abaixo as cores mais comuns e o que trazem consigo:
Verde: tranquilidade, paz e cura;
Azul: esperança, confiança, sabedoria e positividade;
Branco: pureza, limpeza, inocência e brilho;
Amarelo: diversão, estímulo, alegria e otimismo;
Vermelho: excitação, energia, compaixão e algumas vezes raiva;
Laranja: sociabilidade, animação, bom humor e impulso;
Violeta: criatividade, inspiração e espiritualidade;
Preto: elegância, formalidade é um pouco de mistério;
Dourado: dinheiro, sucesso, dignidade e honra.
TIPOS DE MANDALAS
Círculo: são os formatos mais conhecidos de mandala, afinal, sua tradução é justamente essa. As mandalas em formato circular transmitem energia e causam sensação de hipnose, relaxando quem as observa;
Triângulo: tem o significado da busca espiritual pelo homem;
Quadrado: as mandalas quadradas buscam o equilíbrio do homem em todas as suas áreas;
Pentagrama: está relacionada com a alquimia. Muitos magos utilizavam deste formato de mandala. Ela tem o poder de renovar o ambiente;
Hexágono: está relacionada à harmonização do ambiente familiar;
Curvas: as mandalas com várias linhas em curvas estão relacionadas ao lado emocional;
Retas: enquanto as curvas estão ligadas ao lado emocional, as retas estão ligadas ao lado racional;
Espiral: tem o objetivo de cura;
Coração: busca a união das pessoas que integram determinado ambiente;
Sol: as mandalas com desenho de sol trazem amor e felicidade ao ambiente;
Estrela: tem o significado de liberdade;
Borboleta: as mandalas de borboleta, além de sua beleza, trazem a renovação ao ambiente;
A simetria e a repetição de desenhos (número de divisões do espaço) de uma mandala determinam sua vibração, associando as cores que foram utilizadas. Essa composição sossega o nosso olhar e nos remete à contemplação.
Até mesmo nossa casa pode ser organizada a partir de uma mandala. É isso que faz o Feng Shui, a técnica chinesa de harmonização de ambientes, pois o próprio Baguá, figura que define os caminhos da energia, é mandálico.
É importante saber que, quando fazemos contato visual com uma mandala, nossa energia se altera positivamente. A mente é estimulada, as emoções equilibradas e os processos físicos restabelecidos.
A mandala é uma fonte de cura, harmonização, autoconhecimento e desenvolvimento espiritual.
Nascemos da nossa paixão por casa, decoração e viagens. Produzimos Cabeceiras de Cama, Divisórias de Ambientes, Painéis Decorativos e Mandalas, em MDF de alta qualidade e madeira nobre. Especialistas no estilo Cobogó com inspiração Marroquina, oferecemos também peças entalhadas em madeira. Buscamos oferecer originalidade, personalidade e beleza para sua casa, onde nós mesmos desenhamos e fabricamos nossos produtos.